Você já avaliou o desempenho do atendimento dos seus funcionários? Uma avaliação que leva em conta somente o número de vendas pode ser ineficiente. Se o intuito de um bom líder é formar um time, a avaliação resumida em números pode estimular uma competição desleal entre os integrantes do grupo.

Mas, se ao contrário, você avaliar o que cada um oferece de melhor o resultado será uma equipe confiante, engajada e com prazer no que faz, já que cada um se sentirá valorizado e capacitado para dar o melhor de si.

Para fazer a avaliação do processo de venda é necessário entender cada etapa do processo:

  1. Prospecção

É a primeira visão que o cliente tem da sua empresa, anúncios on ou off-line devem ser claros e objetivos. Uma comunicação mais humana, onde o cliente sinta desejo de fazer parte daquela fatia pode surtir efeito positivo, pois nosso desejo mais profundo é ser aceito pela comunidade onde vivemos.

  1. Abordagem

Táticas muito agressivas ou frias podem espantar qualquer cliente, por mais bem-intencionado que esteja, causando uma impressão de desespero para vender, o que desperta um medo em nosso subconsciente, já que um bom produto bom se vende sozinho. O bom vendedor transmite confiança e suporte ao cliente.

  1. Negociação

É hora de agregar valor ao produto, mostrar ao cliente os benefícios que ele está ganhando junto com o produto. Existem várias técnicas que ensinam a negociar com o cliente, vale a pena investir tempo em cursos e workshops para entender melhor esta fase do processo.

  1. Fechamento

Neste momento o cliente pode se sentir indeciso quanta à efetivação da compra, esteja ao lado dele, mas seja sutil ao relembrar o motivo que o levou a escolher tal produto, procurar um tom de voz mais aconselhador do que comercial.

  1. Pós-venda

Imprescindível para conquistar de vez o coração do cliente. Se preocupar como será o relacionamento entre o cliente e o produto fará com que ele se sinta seguro em relação à escolha que fez. Estimule seus funcionários a fazerem um pós-venda, seja através de telefonema ou e-mail.

Fonte: Internet